Evitar molhar com qualquer líquido. Se estiver muito molhada, encher com jornal e trocar por outro seco, até que esteja completamente seca.

Não expor ao sol e nem perto de fonte de calor, para evitar rachaduras e deformações. Poeira e luz solar direta com o tempo mudam a cor do couro. Manter na sombra, em local arejado.

Guardar em local arejado para impedir ressecamento e criação de mofo. Não guarde em saco plástico, utilize o de TNT. Deixar respirar a cada um ou três meses, por 24 horas, em local ventilado e na sombra.

Aplicar graxa que lustra calçados três ou mais vezes por ano, para manter o couro elástico e sem ressecamento, rachaduras e ranhuras. Use incolor nas partes de contato com o corpo.

A graxa pastosa é mais indicada do que a líquida. Possui maior quantidade de gordura, melhorando a conservação e mantém a elasticidade do couro.


Espalhar camada fina em toda a superfície e deixar secar por uma hora. Dar brilho passando suavemente uma flanela limpa ou escova adequada. Deixar a superfície totalmente lisa e sem marcas de graxa, para evitar manchas. Em bolsas, não esqueça das alças, é o ponto que mais desgasta pelo contato com o suor das mãos.

adoro uma sombrinha
evite líquidos
mofo não dá
engraxa que eu gosto